Tire suas dúvidas direto com o Alex!

domingo, 5 de junho de 2011

Obsolescência programada

   Obsolescência programada. Não se assuste com o termo em questão, ele na verdade é relativamente simples e se faz presente em sua realidade. Este nome é dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido.

   A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização". Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.

   A descartalização em si, também se fez presente em uma era onde produtos descartáveis, eram chiques e legais.

  Uma das empresas mais famosas que adotou essa prática, é a gigante Apple. Comandada pelo ex hacker Steve Jobs. A empresa chegou a ser acionada por conta dos preços autos de suas mercadorias e sua baixa durabilidade.

  Porém, sua situação no mercado é muito boa, como é possível observar no gráfico abaixo:

Apple Inc. (NasdaqGS: AAPL )
Fuera de hora: 343,19 N/A (N/A) 15:30
Último cambio:
343,38B
Hora de cotización:
3 de jun 21:48
Cambio:
 2,72 (0,79%)
Cierre anterior:
346,10
Apertura:
343,15
Oferta:
343,37 x 200
Demanda:
343,41 x 200
Objetivo est 1a:
448,33
Rango diario:
342,01 - 345,33
Rango a 52sem:
235,56 - 364,90
Volumen:
9.947.187
Vol medio (3m):
15.176.000
Capitalización de mercado:
317,54MM
Precio/Beneficio (P/E) (ttm):
16,36
BPA (ttm):
20,99
Div & Rendimiento: N/A (N/A)



                                                                    



‘AAPL DETAILS

Apple Inc., together with subsidiaries, designs, manufactures, and markets personal computers, mobile communication and media devices, and portable digital music players, as well as sells related software, services, peripherals, networking solutions, and third-party digital content and applications worldwide. The company sells its products worldwide through its online stores, retail stores, direct sales force, third-party wholesalers, resellers, and value-added resellers. In addition, it sells third-party Mac, iPhone, iPad, and iPod compatible products, including application software, printers, storage devices, speakers, headphones, and other accessories and peripherals through its online and retail stores; and digital content and applications through the iTunes Store. The company sells its products to consumer, small and mid-sized business, education, enterprise, government, and creative markets. As of September 25, 2010, it had 317 retail stores, including 233 stores in the United States and 84 stores internationally. The company, formerly known as Apple Computer, Inc., was founded in 1976 and is headquartered in Cupertino, California.’

    Por mais que a prática renda muito dinheiro, a mesma é muito prejudicial ao meio ambiente, e muitos países, principalmente os de terceiro mundo acabam por virar lixões das empresas. Para estes países é muito ruim estar sob esta condição, pois vivem na pobreza, e não possuem recursos de vacinação ou um bom sistema de saúde pública. Estes materiais por lei não poderiam ser direcionados a esses lugares, porém são transportados como equipamento de segunda mão, quando na verdade não passam de ferrugem.

    O ser humano se demostra não só um ser desleixado com a natureza, mas com seus próprios irmãos. Nem os seres humanos, nem a natureza conseguem aguentar tanta exploração. O lixo produzido na terra ocupa tanto espaço, que já se iniciou um processo de o mandar para o espaço.



  Existe também outra coisa que precisa ser citada, a compatibilidade reversa Em tecnologia, especialmente em informática (independentemente de plataforma), é dito de um produto que este possui compatibilidade reversa (ou compatibilidade descendente) quando é capaz de assumir o lugar de um produto mais antigo, interagindo com outros produtos que foram desenhados para funcionar com a versão anterior. Este mecanismo ajuda que os produtos que não foram anteriormente comprados, saiam das prateleiras, e mesmo os objetos que já se tornaram obsoletos, terão sua compra realizada.

Exemplos

Um sistema computacional é compatível reversamente se ele é capaz de funcionar com softwares ou acessórios desenhados para o sistema que deve substituir.

O Atari 7800 é compatível reversamente com a maioria dos jogos do Atari 2600.

A linha Game Boy Advance (exceto o Game Boy Micro) é compatível reversamente com sua predecessora, a linha Game Boy; isso quer dizer que todos os títulos para Game Boy e Game Boy Color são jogáveis na linha Advance.

O PlayStation 2 é compatível reversamente com a biblioteca do PlayStation original.

O Nintendo DS é compatível reversamente apenas com os jogos do Game Boy Advance.

O PlayStation 3(Versão 60GB) é compatível reversamente com a maioria dos jogos para PlayStation 1 e 2.

O microprocessador Intel 80486 é compatível reversamente com os programas do 80386 porque pode executar programas escritos para o 80386.

O Xbox 360 é compatível reversamente com alguns jogos do Xbox. Isto é obtido via emulação.

O Wii é compatível reversamente com a maioria dos jogos do sistema anterior da Nintendo, o GameCube. Alguns jogos lançados originalmente para consoles adicionais – o NES, SNES, Nintendo 64, Sega Genesis, Sega Master System, Turbografx 16 e Commodore 64 – também estão disponíveis para serem jogados no Wii via emulação.

Outros exemplos de compatibilidade reversa em software:
O Microsoft Word 2000 possui compatibilidade reversa com o Word 97 devido ao facto de que pode ler e gravar ficheiros no formato do Word 97, entendendo-se que as características exclusivas do Word 2000 não se aplicam ao Word 97 (ou seja, não há "compatibilidade ascendente").

Acrescentando-se hardware externo apropriado, muitos consoles podem se tornar compatíveis reversamente. Isto inclui:
O Atari 5200 pode executar jogos do Atari 2600 acrescentando-se um "Atari VCS Cartridge Adapter".

O Colecovision pode executar jogos do Atari 2600 acrescentando-se o "Expansion Module #1".
O Intellivision pode executar jogos do Atari 2600 acrescentando-se o "System Changer".
O Sega Genesis pode executar jogos do Sega Master System acrescentando-se um "Power Base Converter".
O Sega Game Gear pode executar jogos do Sega Master System acrescentando-se um "Master Gear".
O Super NES pode executar jogos do Game Boy acrescentando-se um cartucho "Super Game Boy".
O Nintendo GameCube pode executar qualquer jogo existente da linha Game Boy com uma expansão "Game Boy Player" e um disco de boot.

   As chances de você possuir um destes produtos em sua casa é muito grande, maior ainda é a chance de você descartar seu lixo eletrônico de maneira indevida.

  É de responsabilidade geral que a população se preocupe mais com os caminhos e o destino de seu lixo, pois tudo deixa rastros, estes que não podem ser apagados na maioria das vezes. Com muito lixo e pouco espaço, e cada vez mais mercadorias, a queima do mesmos e do combustível iniciou uma emissão de gases tóxicos, e assim se deu início ao protocolo de Kyoto, que nunca atingiu suas metas, mas sabia o que vinha pela frente.

 Esse Protocolo tinha como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento.

Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma, comprometeram-se a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases.

As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Europeia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e, principalmente, China, não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.

O Protocolo de Kyoto não apenas discute e implanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto. Diante das metas estabelecidas, o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, desligou-se em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.

 Em suma, não importa onde é a discussão, e qual o tópico em questão, somos sempre levados ao fato de que a terra precisa de ajuda, urgentemente, assim como os seres humanos. As pessoas pessoas precisam selecionar melhor o que levam para suas casas, e se realmente elas tem a necessidade de possuir certos objetos. Em alguns lugares da alemanhã é feita a  venda de ar mais puro.

 FONTES:
Brasil Escola
Wikipedia
Youtube
Apple
Yahoo.com
Google
Sua Pesquisa
Globo.com
Iphone
Super Interessante
Mundo Estranho


Nenhum comentário: